Bisbilhoteiros

sexta-feira, 21 de março de 2014

Faltam 2 meses para o início da nossa imigração!

Dia 21 de maio embarcaremos para a nossa nova vida em Ville de Québec. Ai gente, meu coração e mente estão a mil!!! Já estou com friosinho na barriga... Há tantas coisas para resolver ainda... Mas vamos lá, vou descrever um pouco como estão os nossos preparativos.

Assim que recebemos o pedido de exames médicos (em janeiro):
- Providenciamos a abertura da conta no banco HSBC (Fomos orientados a solicitar a abertura da conta no Canadá em abril, para gerar alguns meses de histórico para termos mais credibilidade e evitar algum tipo de rejeição por parte do banco lá);
- Cancelamos as contas dos celulares tornando-os pré-pago;
- Começamos a vender alguns móveis que não iriam nos fazer falta neste primeiro momento;
- Pesquisamos sobre passagens, plano de saúde, moradia temporária, etc
Veja onde encontramos as informações sobre:
  • Passagens:
- Sites por onde pesquisamos: decolar, melhores destinosHiBonjour;
- Milhas (nos indicaram uma pessoa de confiança que vende milhas e que faz todos o trâmite da compra das passagens).
  • Plano de saúde:
Confesso que não fiz pesquisas... ouvir falar da GTA e estamos focados nela
  • Moradia temporária:
OKLOUER - Tem sido o mais em conta. Porém é uma dificuldade falar com o proprietário. Ele se recusa a tratar por e-mail, somente por Skype;
Chânteau saint-Louis - é o mais centralizado, mais organizado, espaçoso, porém o preço para um 3 1/2 gira em torno de $1.200;
Pavillon Montcalm -  é bem organizado também, próximo à universidade Laval e CEGEPS;
Residentetemporaire -  também são atrativos e os valores são mais em conta, porém não achei referências;
kijiji - Na opção de locação temporária sem bail existem vários imóveis e o contato com o proprietário se dá via e-mail. Mas fomos informados que o kijiji só envia as mensagens se você estiver no Canadá, por isso vc precisa contar com a ajuda de algum amigo que more lá, pois assim, vc escolhe o imóvel, manda o link pra ele e ele faz a pergunta que vc quiser para o proprietário.

Enquanto isso, íamos definindo quando seria a nossa partida, já que queríamos chegar no verão, para irmos nos habituando com o clima.

Quando recebemos os passaportes:
- Compramos as passagens aéreas para maio (compramos por milhas pela Air Canadá com saída de Salvador, escalas em São Paulo eToronto, chegando em Ville de Québec);
- Compramos também as malas pelo site MalaMix, os preços estavam mais em conta;
- Cancelamos alguns cartões de crédito e solicitamos que todos o saldo viesse na fatura de abril;
- Cancelei uma conta bancária;
- Fizemos nosso Budgest;
- Vendemos mais alguns móveis.

Neste momento:
- Estou cumprindo o aviso (Só avisei no trabalho após o recebimento dos vistos. Consegui um acordo com a empresa onde trabalho e poderei sacar o FGTS!);
- Meu esposo já avisou no trabalho e vai cumprir o aviso em abril;
- Estamos pesquisando os bairros para morarmos em função de boas referências de garderie;
- Estamos anunciando a venda dos móveis e o aluguel do apt;
- Estou providenciando a papelada para dar entrada com pedido na ordem dos engenheiros do Québec (depois eu faço um post sobre esse tópico);
- Estamos fazendo consulta e exames médicos;
- Estamos ainda avaliando ($$$) o local onde ficaremos temporariamente.

O que falta:
-  Contratar o seguro saúde pela GTA;
- Definir o local onde iremos ficar temporariamente;
- Fazer a homologação e dar entrada no seguro desemprego (alguém terá que sacar pra mim);
- Fazer pequenos ajustes no apartamento para aluga-lo;
- Alugar o apartamento e deixar alguém de confiança com uma procuração;
- Levar o dossier d'immunisation recebido juntamente com os passaportes para a pediatra do meu filho assinar;
- Comprar dólar canadense (melhor preço aqui em Salvador foi na multimoney no Shopping bela vista: 3432-1263);
- Cancelar a internet;
- Suspender o meu cadastro no o CREA e no SINDICATO;
- Ir na receita federal informar a Comunicação de saída definitiva (imposto de renda);
- Fazer uns ajustes no carro para vende-lo;
- Providenciar a documentação necessária para a minha transferência do RHEMA Salvador para o RHEMA Québec (escola de estudo bíblico);
- Pegar carta de recomendação dos nossos pastores;
- Comprar lentes de contato;
- Fazer procurações para os meus pais dando-lhes pleno poderes para responder por mim sobre qualquer eventualidade;
- Fazer as malas;
- Definir para quem serão as doações das coisas que não iremos vender (esse item aqui vai gerar briga);
- Estudar um pouco sobre o aeroporto de Toronto, que dizem que é ENORME... não queremos nos perder logo na chegada né;
- Visitar amigos e parentes.

Eu sei, faltam muita coisa ainda, mas em abril estarei com o tempo livre para resolver tudo. Dará tempo!
Dois vídeos da Mandy&Mais têm me ajudado muito: O que fazer antes da partida e o que fazer na chegada. Fica a dica.

8 comentários:

  1. nao esquente com o Aeroporto de Toronto. O transfer é facinho :-)

    morar em QC visando uma garderie = lembre-se que as garderies à 7$ sao concorridissimas e que ha filas de espera. As garderies en milieu familiale aceitam 5 à 6, 7 crianças. Acho que devem deixar para ter essa preocupaçao *bairro x garderie* quando se instalarem em definitivo, nao vale a pena esquentar a cabeça com isso agora.

    que tal alugarem o temporario mobiliado por 1 mês e escolherem tudo com calma quando chegarem aqui? O dia 01 de julho é o **dia canadense da mudança** e a grande parte dos imoveis para alugar é negociada entre abril e maio. Chegando aqui no verao terao menos opçoes, mas ainda assim o mercado tem sempre disponibilidade. Haveria algum interesse particular em ficar perto da universidade ? É um bairro relativamente caro (eu moro ao lado da faculdade por comodidade, mas o que pago num 2 e meio, pagaria num 4 e meio em Limoilou, tranquilamente)

    bonne chance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas!!
      A minha preocupação quanto a garderie é a qualidade. Tenho receio de ficar em um bairro que as garderies próximas não sejam boas... mas como vc mesmo falou, vou me preocupar com isso qd chegar lá.
      Estamos chegando em maio e iremos ficar em um lugar temporário (ainda não definimos onde) justamente para termos tempo de encontrar com calma um lugar definitivo. Me informaram que Saint-Foy é um lugar ótimo para se viver, pois tem todas as facilidades próximas. Vc sugere outro bairro?
      Mais uma vez obrigada pelas dicas.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá Família Fonseca!
    Eu imigro 4 dias depois de voces, também para cidade de Québec. Fico feliz em encontrar alguém que vai chegar na mesma época, quem sabe não trocamos figurinhas e acabamos nos ajudando?
    Muita sorte pra voces e tranquilidade nos preparativos, estamos quase lá.
    Abraço,
    Alaide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaide, que bom que vc também está indo para Ville de Québec. Espero ter uma oportunidade de te conhecer pessoalmente. Abraços e boa viagem!!

      Excluir
  3. Olá Família Fonseca,
    Eu e minha família estamos pensando em imigrar justamente no dia 21/05 para Ville de Québec. Quem sabe nos encontremos por lá né.
    Gostaria de saber como fizeram para comprar os bilhetes com milhas da TAM, pois me interessa comprar assim também. Se puderem me responder, desde já agradeço.
    Um abraço e sucesso nessa reta final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o e-mail do responsável pelas milhas é israeljr79@gmail.com , entre em contato com ele. Espero conhecer vc e sua família na nossa nova cidade. Abraços

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando vi o OKLOUER foi a mesma coisa, nao senti segurança alguma.

    ResponderExcluir